Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

O Chapim-azul

Olá queridos seguidores, hoje vou publicar um trabalho sobre o chapim-azul.
Espero que gostem. 
Beijo grande


O chapim-azul (Cyanistes caeruleus)
FAMÍLIA Paridae       
                
NOME VULGAR Chapim Azul      

NOME CIENTÍFICO Parus caeruleus

DESCRIÇÃO
O chapim-azul mede cerca de 11 a 12 cm de comprimento. A parte superior do corpo é azul esverdeada e a parte inferior é amarela. A cauda é também azul, de comprimento médio e chanfrada. O bico é preto e mais curto do que o do Chapim-real.

HABITAT
É uma espécie residente em Portugal, característica de zonas de mata em que os estratos arbustivo e arbóreo estejam muito desenvolvidos, sendo também comum em jardins. A sua dieta alimentar é maioritariamente composta por insectos, mas também come bagas e sementes.

REPRODUÇÃO
A época de reprodução desta espécie ocorre durante a Primavera, quando realiza uma única postura. O ninho é feito numa cavidade de árvore a média altura, com musgos e revestido no interior por materiais macios. A ninhada é composta por 7 a 12 ovos, cuja incubação dura 12 a 16 dias. As crias dão os primeiros voos ao fim de 15 a 23 dias.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Manhã no Parque Biológico

Oi pessoal
Esta Semana vou falar-vos da minha manhã de terça feira, onde fomos ao Parque Biológico de Gaia, um lugar espectacular e óptimo para viver novas aventuras no meio da natureza.
A visita de estudo durou todo o dia e foi espectacular mas só vou falar da nossa aventura no parque.
Vimos animais que nem sabia que existiam e descobri coisas sobre animais que conhecia, mas isso é fácil para mim porque nunca me interessei muito pela a vida animal.
Um ser vivo que nunca esquecerei é o Fuinha!!!!!!!!!!!! Que é super fofo...


Por esta semana é tudo
Um beijo grande
Blogger 8C

sexta-feira, 11 de março de 2011

Jorge Amado

Oi queridos seguidores.
Porque estou a ler um livro da autoria de Jorge Amado (Capitães da Areia) e porque o acho um autor intressantíssimo decidi nesta mensagem publicar um trabalho que fiz para português sobre este.


JORGE AMADO


Jorge Leal Amado de Faria nasceu no Estado da Bahia, no Brasil, a 10 de Agosto de 1912 e morreu a 6 de Agosto de 2001, com 88 anos. Foi casado com Zélia Gattai, uma Escritora, fotógrafa e memorialista.
Fez os estudos universitários na Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro, onde terminou o bacharelato em Ciências Jurídicas e Sociais (1935), não tendo, porém, exercido a advocacia. Foi jornalista, e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos da sua geração.
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Nos seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. As personagens são com generalidade plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, Capital da Bahia. 
O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra (lugar) e os seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. As suas obras literárias conquistaram, não só os falantes da língua portuguesa, como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc. 
Algumas obras deste autor foram adaptadas para telenovelas brasileiras de grande sucesso, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Tieta do Agreste”.

Obras principais: Gabriela, Cravo e Canela
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Tieta do Agreste
Capitães da Areia


Espero que tenham ficado a saber mais coisas sobre este autor e que aproveitem algumas destas sugestões de leitura.
Por esta semana é tudo.
Um beijo
Blogger 8C

sexta-feira, 4 de março de 2011

Livros e Autores

Olá queridos seguidores. Hoje vou dar uma espécie de seguimento à última mensagem, ou seja, vou falar de livros que adoro, mais especificamente, autores que realmente admiro.
Em primeiro lugar está Stephenie Meyer, autora que me encantou com a Saga Twilight e o livro Nómada.
Em segundo lugar está Inês Botelho com a maravilhosa triologia O Ceptro de Aerzis. Depois, o terceiro mas não, menos importante, Nicholas Sparks que me deixou maravilhada com A Melodia do Adeus e As Palavras Que Nunca Te Direi.
Todos estes são livros e autores muito bons que aconselho a todos.
E aqui vão algumas fotos:

Stephenie Meyer


Inês Botelho


 Nicholas Sparks